terça-feira, 18 de junho de 2013

"Hoje eu acordei feliz, eu fui pra rua pra mudar o meu país".

Quando vim pra São Paulo, há quase 3 semanas, sabia que estava vindo pra mudar a minha história. O que eu não imaginava era que também estava prestes a fazer parte de um acontecimento que ai mudar a história do país.

Tempos atrás, postei no blog um texto da Elisa Lucinda que traduzia muito bem o que eu sentia àquela época. Hoje ele não perde o efeito, talvez seja ainda mais forte, devido ao grande momento que estamos atravessando. O Brasil acordou e, novamente, o meu coração está aos pulos!
Chega da nossa esperança ser posta à prova. Chega de esperar no cais.

“O povo acordou, o povo decidiu. Ou para a roubalheira ou paramos o Brasil”.


O gigante acordou. Foto: Google
As manifestações contra o aumento da passagem tomaram proporções que vão muito além do transporte público. O gigante acordou e decidiu lutar contra a corrupção, a impunidade, o PEC 37, os gastos astronômicos com a copa e com tudo que há muito estava apenas fermentando, sufocando, até não podermos mais. O que começou de forma isolada hoje se tornou a voz de uma nação. Somos a rede social nas ruas, no mundo.

Foto: Fábio Motta/Estadão
Tudo bem que no início houve depredação e vandalismo. Houve violência desmedida da polícia. Parafraseando Lucinda novamente, “não dá pra mudar o começo, mas se a gente quiser, vai dar pra mudar o final”. E isso tem acontecido. A manifestação tomou um rumo lindo, pacífico, democrático; o que deveria ter sido desde o começo.

Mais de 65 mil pessoas juntas em São Paulo. Vi toalhas e lençois brancos nas janelas por onde passávamos. Vi gente de todas as idades, cartazes comoventes e gente vestindo a bandeira de cara pintada e cantando o hino do Brasil, em uníssono. Entoavam gritos de guerra que aclamavam pela paz e exigiam nossos direitos. Vi um povo decidido gritando "vem pra rua, vem!". Ontem, ouvi o chamado e fui.
Acompanhei a cobertura na BBC e Globo News a respeito do grupo que passava pela Brigadeiro Luís Antônio e seguia em direção à Paulista. Foi aí que nos juntamos.

Dan, eu e Bruno!
Foto: Dan Palmério
Foto: an Palmério
Foto: Dan Palmério
Foto: Dan Palmério
Foto: Dan Palmério
“Que coincidência, sem a PM não teve violência”

Seguimos pela Avenida 23 de Maio e pela Rua Bernardino de Campos. A concentração passou pelo Ibirapuera e parou na frente da Assembleia Legislativa de São Paulo, sem violência, sem vandalismo. Apenas com entusiasmo e gritando a plenos pulmões toda a sua indignação.

“O suor da sua testa sustenta que festa?”
“Olha que legal, o Brasil parou e nem é carnaval”
“Quando corrupção se torna rotina, a revolução se torna obrigação”

A cada rua que avançávamos mais gente se juntava à caminhada. Na Avenida Pedro Álvares Cabral, novamente entoamos o hino nacional.  Cada cruzamento, andando entre os carros e ônibus, até quem tinha tudo pra estar estressado com o transtorno dos engarrafamentos participava buzinando, acenando, apoiando, aplaudindo. Não vi um retrovisor arranhado sequer.

 “Ei, você de carro, a gasolina também tá cara”
“Ô motorista, ô cobrador, me diz aí se o seu salário aumentou”


Carro parado em cruzamento com a Paulista. Foto: Dan Palmério
Um dos momentos mais emocionantes foi quando subimos a ladeira que ia dar na Paulista de novo. Se não me engano, era a Brigadeiro. Lá de cima, não dava pra ver um espaço sequer sem gente. A energia era muito boa.
Voltando pra Paulista. Foto: G1
Na estação de metrô de Pinheiros também teve manifestação. Olha que lindo! Quando retornamos à Paulista, já era mais de 23h. Passamos em um barzinho na Augusta pra comer alguma coisa. Lotado. Com o perdão do trocadilho e ironia, todas as atenções estavam voltadas para a TV e a cada cena mostrada na TV, de várias partes do Brasil, o grito em comemoração era mais emocionante do que um gol da seleção na copa. A rua estava em festa.

Concentração novamente na Paulista às 23h. Foto: Dan Palmério
#vemprarua :) Foto: Dan Palmério
#nãoépor20centavos Foto: Bruno Abrantes
A manifestação ontem foi linda, emocionante, pacífica e perfeita. Indescritível a sensação de fazer parte disso, de ver tanta gente junta em prol de uma causa. A gente está fazendo história e tenho muito orgulho de ter tido a oportunidade de fazer parte disso. O povo brasileiro decidiu que basta. Sem violência, sem tumulto, sem vandalismo, pelo menos não que eu visse. Isso sim, é a festa da democracia.
Enfim, acordei mais feliz do que ontem. Hoje tem manifestação de novo. E amanhã de novo.
Meu país deixou de estar deitado eternamente em berço esplêndido pra não fugir à luta, defendendo seus ideais.
Continuemos!
#nãoépelos20centavos #manifestacaosp #vemprarua

5 comentários:

Anônimo disse...

Temos que nos mobilizar contra toda violência e impunidade que assola a grande São Paulo e todo país. O bandido totalmente armado e o cidadão de bem totalmente vulnerável as ações destes delinquentes e a polícia cada vez mais omissa. Outra coisa - aproveitar e questionar a atitude passiva e estática deste governo do PT filho da puta. Que ao invés de abrir frentes de trabalhos, fica estimulando uma política de esmola: bolsa preso, bolsa leite, bolsa família, bolsa cachaça, bolsa puta e tudo mais, menos verba para pesquisa, educação saúde e segurança, cada vez menor, licitações fraudulentas. Vamos aproveitar e pedir : Petição online quer reunir 5 milhões por impeachment de Dilma. [...]

Anônimo disse...

[...] Precisamos aproveitar e levar esta onda até o PT ser banido do governo em todo país. Voltar o comando por pessoas intelectuais e que tenham condições de discernir soluções técnicas, jurídicas, políticas voltadas para as reais necessidades de um todo e não das minorias sejam elas quais forem. Vamos exigir uma melhor distribuição de renda com o imposto único e desta forma evitar a sonegação. Treinamentos, capacitação in loco com claros incentivos financeiros do governo abatendo a alíquota dos impostos para os empresários que se propuserem a contribuir com esta idéia, demonstrando desta forma apoio de fato às políticas de desenvolvimento deste novo governo. Outra coisa: a indústria imobiliária detém mais de Seis bilhões de recursos ano. [...]

Anônimo disse...

[...] Ninguém fala nisto e não tem foco em alternativas para que todos brasileiros tenham sua casa própria. Vocês têm ideia da dimensão que este objetivo traria para a economia brasileira? Impactaria no PIP, no aumento de recolhimento fiscal, aumento da mão de obra , dando uma alavancada no índice de emprego. Enfim não devemos concentrar energia em questionar apenas problemas pontuais e sim os crônicos como a seca no sertão/nordeste que é uma mina de recursos agrícolas, caso o governo tomasse medidas simples de cavar poços artesianos e fizesse irrigação nas regiões favoráveis ao plantio. Temos que tomar cuidado com este ôba,ôba, desorganizado e provocado por talvez grupos infiltrados com objetivos de tirar o foco de assuntos que realmente atrapalham o desenvolvimento , político, social e econômico. [...]

Anônimo disse...

[...] Por favor vocês que têm força jovial e a liberdade de expressão através das redes sociais em virtude das facilidades tecnológicas e de habilidade no manuseio destas ferramentas. Fazer um manifesto de repúdio contra o governo federal , estadual e municipal do PT que comanda o país de forma conveniente a eles próprios , visando apenas manipular a massa que detém maioria de votos pela miséria. . Desde muito tempo a humanidade julga errado e esta coisa de afirmar que “a voz do povo é a voz de Deus” é um grande erro - Cristo foi condenado pelo povo em detrimento a absolvição de um marginal, assassino e criminoso. Espero que nós tenhamos sucesso neste interesse que deveria ser um só ( voz em um único Grito ) : fora Dilma, fora o PT das nossas vidas, precisamos eleger verdadeiros estadistas com capacidade condizente com o que se exige para qualquer trabalhador quando este pleiteia um cargo, seja qual for a instituição.Que Deus nos ajude. Se cuide minha filha não entre neste ôba, ôba, não vá na onda , não perca seu foco. [...]

Anônimo disse...

Trabalhe em casa tentando através do seu blog vender e passar sua verdade com prudência e segurança, sem se expor fisicamente e moralmente. Fale sempre a verdade e busque sempre a veracidade dos fatos. Em minha opinião existe muitas outras coisas erradas e obscuras que estão tentando ofuscar , desviando o foco para problemas que podem ser resolvidos tranquilamente entende: O mal gestor cria problemas para que ele mesmo resolva e apareça depois como herói , neste caso ninguém cobra o que realmente tem importância e que seria melhor para a nação. Bjo Cado pai